Arquivo da categoria: Matéria

Como os projetos dos vereadores eleitos podem afetar a economia de Porto Alegre?

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal - Crédito: Ederson Nunes/CMPA
Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal – Crédito: Ederson Nunes/CMPA

Do Quarto Distrito, passando pela regulamentação do Uber até a mesa do consumidor. Os candidatos eleitos apresentam diferentes propostas para movimentar o setor econômico da cidade em um momento de incertezas políticas.

Por Mariana Pacchioni
Jornalismo Econômico / Noite

Passava das oito da noite do dia dois de outubro de 2016 quando foi anunciada a lista dos vereadores eleitos para a Câmara de Porto Alegre para o quadriênio 2016-2020. A corrida paralela ao cobiçado posto de governante da capital dos gaúchos encerrava-se ali. Nem todos os santinhos espalhados pela cidade com os números dos candidatos seria capaz de prever o incerto futuro de uma Porto Alegre dividida. Assim como de seus gestores, a função legislativa dos vereadores elegidos é servir à população. Continue lendo Como os projetos dos vereadores eleitos podem afetar a economia de Porto Alegre?

Economia incerta: pesquisas divergem em projeções de vendas para o Natal

O ramo de brinquedos é o segundo mais procurado na hora das compras de Natal - Crédito: Nathália Lauxen Braga)
O ramo de brinquedos é o segundo mais procurado na hora
das compras de Natal – Crédito: Nathália Lauxen Braga

As vendas no Natal podem sofrer queda de até 5% ou aumento de 2% em relação a 2015, dependendo da pesquisa.

Por Nathália Lauxen Braga
Jornalismo Econômico / Noite

Com a proximidade do Natal, o setor varejista começa a analisar perspectivas de vendas para uma das datas mais importantes do ano para o comércio. Enquanto a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta queda de 3,5% nas vendas no cenário nacional em relação a 2015, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) chegou a um número ainda maior: 5%. Em contrapartida, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) aponta crescimento de 2%.

Continue lendo Economia incerta: pesquisas divergem em projeções de vendas para o Natal

Geração E: Jornal do Comércio se renova para atingir jovens empreendedores

Equipe do Geração E testando a partida de futebolha: Leonardo Pujol, Roberta Fofonka, Niágara Braga e Mauro Schneider Crédito: Geração E / Divulgação
Equipe do Geração E testando a partida de futebolha durante reportagem sobre o empreendimento: Leonardo Pujol, Roberta Fofonka, Niágara Braga e Mauro Schneider – Crédito: Geração E / Divulgação
Falar de empreendedorismo de uma maneira que atraia as pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso é que o Jornal do Comércio de Porto Alegre apostou na criação da plataforma de conteúdo Geração E, com encarte semanal e versão online.

Por Melissa Renz
Jornalismo Econômico / Manhã

A ideia da plataforma do Geração E surgiu no setor de marketing do jornal após dois anos de estudo e acompanhamento do mercado. Um dos objetivos era atingir o público gaúcho que estava em busca de informação e conteúdo especializado para empreendedores iniciais e aqueles que buscavam inovar em seus negócios já estabelecidos. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a maioria dos empreendedores do Sul, 52,8%, tem entre 18 e 34 anos. Continue lendo Geração E: Jornal do Comércio se renova para atingir jovens empreendedores

Startups de hospedagem colaborativa movimentam mercado pet

O amor pelos animais fez Giane se tornar uma anfitriã - Crédito: Doghero
O amor pelos animais fez Giane se tornar uma anfitriã – Crédito: DogHero

Nova economia conecta donos de cachorros a anfitriões dispostos a cuidar dos animais.

Por Kátia Fantin
Jornalismo Econômico/Noite

Recorrer a amigos e família por não ter onde deixar o pet na hora de um imprevisto geralmente é a alternativa quebra galho. Outra alternativa é usar os serviços dos hotéis especializados para cachorros. Apesar da praticidade, os pernoites podem pesar no bolso.

Continue lendo Startups de hospedagem colaborativa movimentam mercado pet

O que você realmente precisa?

Comunidade online procura estimular economia coletiva e diminuir o descarte de objetos reutilizáveis pelas ruas da Capital.

Por Marcela Barbosa
Jornalismo Econômico/Noite

Muitos objetos são acumulados dentro de nossas casas e outros diversos são descartados simplesmente por terem se tornado obsoletos para seus donos. O problema começa quando todas essas coisas são descartadas de forma irregular pelas vias públicas. Só em 2015 o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recolheu mais de cinco mil toneladas de entulhos direto da casa de moradores que poderiam ser descartados irregularmente pelas ruas de Porto Alegre. Já virou rotina: utensílios que poderiam ser reaproveitados vão parar no lixo assim que um novo aparelho é apresentado nas vitrines.

Continue lendo O que você realmente precisa?

Crise econômica prejudica o mercado de aluguéis

Imobiliárias procuram diferenciais e estratégias para atrair clientes e resolver as inadimplências.

Por Fernanda Rocha
Jornalismo Econômico

Na maior parte do Brasil, os aluguéis estão mais baratos. Imobiliárias e donos de imóveis estão enfrentando uma série de dificuldades com a atual situação de crise na economia. Segundo César Coelho, 23 anos, Analista de Negócios da Europa Locações, a empresa vem enfrentando oscilações no ramo dos aluguéis. Alguns meses, como junho e julho, obtiveram poucos resultados, mas já os meses de maio e agosto foram satisfatórios.

Continue lendo Crise econômica prejudica o mercado de aluguéis

Legado rural

Para agricultores, vida rural é uma grande escola para os jovens - Crédito: Gustavo Leal
Para agricultores, vida rural é uma grande escola para os jovens – Crédito: Gustavo Leal
Como o estado trabalha para preparar a nova geração de agricultores e quais os desafios enfrentados por estes no processo de transição.

Por Gustavo Leal
Jornalismo Econômico/Manhã

Quinta economia do país, segundo o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), o Rio Grande do Sul já foi referência nacional no ramo agrícola. Atualmente, com uma população rural de mais de 1,5 milhão de habitantes, cuja  faixa etária concentra-se entre os 15 e 30 anos, o estado passa por uma crise financeira, que acaba por atingir também a sua agricultura. Este é apenas um dos desafios que os jovens produtores rurais têm de enfrentar ao assumir o legado do trabalho de seus antecessores.

Continue lendo Legado rural

MERCADINHOS DE BAIRRO E SEU FUNCIONAMENTO

Carlos Menezes funcionário do Mercadinho Mercearia e Fruteira Quebra Galho -Crédito: Bruna Padilha
Carlos Menezes é funcionário do Mercadinho Mercearia e Fruteira Quebra Galho -Crédito: Bruna Padilha
A base do negócio é formada pela família que trabalha junto para fazer o negócio dar certo.

Por Bruna Padilha da Costa
Jornalismo Econômico/Manhã

Montar um negócio não é fácil. Normalmente, quem constrói tem a família envolvida no negócio. Francisco Miguel Schimitd, gerente executivo da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), conta que, no primeiro momento, o empreendimento cresce, porque a folha de pagamento se resume à família. “É o marido e a mulher, eventualmente vêm os filhos, está todo mundo pegando junto, trabalhando junto. É assim que acontece com a maioria dos grandes supermercados e das médias redes: começam como uma lojinha e vão crescendo”, explica Schimitd.

Continue lendo MERCADINHOS DE BAIRRO E SEU FUNCIONAMENTO

Crises que afetam os estabelecimentos da Capital

Crises na Segurança e na Economia dificultam a vida noturna de Porto Alegre - Crédito: Marcelo Rodrigues
Crises na Segurança e na Economia dificultam a vida noturna de Porto Alegre – Crédito: Marcelo Rodrigues
O aumento da violência e, também, da crise econômica, faz com que estabelecimentos passem a conviver com a insegurança.

Por Marcelo Rodrigues
Jornalismo Econômico/Manhã

Um dos principais pontos de encontros na Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto Alegre, está vendo sua movimentação diminuir, diante da grave crise econômica que a capital gaúcha sofre. O centro de estabelecimento Nova Olaria, localizado na Rua General Lima e Silva, desde o ano passado, já registrou uma queda de quase 50% em comparação aos outros anos.

Continue lendo Crises que afetam os estabelecimentos da Capital

Plataformas de financiamento coletivo dão asas a projetos criativos

Exemplo de como um projeto cadastrado na plataforma APOIA-se, ajuda a formar uma rede solidária de cooperação, através do financiamento coletivo. Crédito -Reprodução Youtube
Exemplo de como um projeto cadastrado na plataforma APOIA-se ajuda a formar uma rede solidária de cooperação através do financiamento coletivo – Crédito: Reprodução Youtube

As novas plataformas de financiamento coletivo tornam projetos e negócios criativos em realidade além de inspirarem diversas pessoas ao redor do mundo.

Por Rebeca Rabel
Jornalismo Econômico/Noite

O crowdfunding, conhecido como financiamento coletivo, virou febre no mundo todo. A força vem graças à variedade de plataformas online que disponibilizam os dispositivos econômicos para que projetos dos mais diversos gêneros se concretizem e aconteçam.  A prática surgiu em 2008 nos Estados Unidos, mas só alcançou o Brasil em 2011 com o website Catarse.

Continue lendo Plataformas de financiamento coletivo dão asas a projetos criativos